31 de março de 2014

Universidades dos EUA exibem documentário sobre a ditadura

O premiado documentário "O Dia que Durou 21 Anos", de Camilo Tavares, que aborda a influência do governo americano no golpe militar de 1964 no Brasil, vai realizar uma temporada de exibição em universidades renomadas dos Estados Unidos. Entre os dias 1 e 15 de abril, os produtores ficam no país para divulgar o filme em cinco grandes centros acadêmicos: Columbia, MIT, Yale, Brown e Princenton.
Em outubro de 2013, o documentário foi apresentado no Palácio da Alvorada, em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff. A repercussão abriu espaço para que o filme chegasse no mesmo mês a Harvard, onde a Rockfeller Foundation sediou um debate sobre o papel americano durante a ditadura no Brasil, com a participação de professores e estudantes universitários dos Estados Unidos.
"Nós queremos levar consciência ao ninho da serpente", brinca o diretor Camilo Tavares. O objetivo não é só retratar a participação dos presidentes John Kennedy e Lyndon Johnson, e do embaixador americano no Brasil, Lincoln Gordon, na ação militar que deu início à ditadura, há exatos 50 anos. "O Dia que Durou 21 Anos" também pretende problematizar o modelo político dos Estados Unidos. "Espero que eles reflitam sobre a democracia e sobre o conceito de Freedom, que parece estar sempre relacionado a um viés militar no país", diz Tavares.
O documentário já recebeu o Prêmio Especial do Júri em Festival em Nova York - 29º Long Island Film Festival, o Prêmio Especial do Júri no 22º Arizona International Film Festival, ambos nos Estados Unidos. Na França, recebeu o prêmio de melhor documentário estrangeiro no St. Tropez International Film Festival. Também faturou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 2013.
Agora, a produtora Pequi Filmes, que pretende fazer uma sequência do documentário, procura levantar fundos por meio da Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, do Programa de Ação Cultura de São Paulo e da Lei Mendonça. Segundo Tavares, a viagem aos Estados Unidos serve também para buscar patrocinadores privados e estabelecer contato com possíveis financiadores. Como está em processo de captação de recursos, ainda não há previsão para o lançamento do novo filme.
O DIA QUE DUROU 21 ANOSDireção: Camilo Tavares
Gênero: Documentário (2012, 77 minutos)
Censura: 14 anos.

Governo prorroga renegociação de dívidas de produtores rurais


http://www.aprosoja.com.br/sistema/modules/comunicacao/uploads/files/imagens//comunicacao/noticias/PublishingImages/dinheiro4.jpg
A proposta de renegociação de dívidas de produtores rurais, com recursos dos Fundos Constitucionais, foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Requerida pelo Ministério da Integração Nacional (MI), a medida estabelece condições para que os produtores renegociem as operações de créditos contratadas até 31 de dezembro de 2008, que encontravam-se em situação de inadimplência em 30 de dezembro de 2012. O prazo para acordo vai até o dia 31 de dezembro de 2014. A autorização é válida para créditos obtidos com recursos do Fundo Constitucional do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO). Segundo o secretário de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do MI, Wanderley Uchôa, a renegociação é direcionada para financiamentos da área rural e urbana.
O secretário garante que esta é uma ótima oportunidade para os tomadores de crédito, bem como para os Fundos Constitucionais. “Além de permitir que os empresários e os produtores rurais regularizem sua situação creditícia, a medida alcança um grande volume de operações de crédito que, em não tendo a possibilidade de serem renegociadas com novos prazos, provavelmente não retornariam ao caixa desses Fundos”, conta.
Wanderley ressalta ainda que o saldo devedor será atualizado pelos encargos estabelecidos para situação de normalidade, sem a incidência de bônus de adimplência, rebate, multa, mora e demais encargos de inadimplemento. “O valor atualizado da dívida poderá ser paga em dez anos com carência de até um ano”, explica.
Para renegociar, os produtores devem procurar o Banco em que contrataram o financiamento (Banco do Brasil para créditos do FCO, Banco da Amazônia para créditos do FNO e Banco do Nordeste para créditos do FNE). O mutuário que renegociar sua dívida não poderá tomar novos financiamentos com recursos dos Fundos Constitucionais pelo período de dois anos.

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco visitam Compesa e apresentam campanha nesta terça-feira


OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco estarão reunidos nesta terça-feira (1º), para uma série de atividades em Petrolina. Durante a manhã, eles visitarão as Estações de Tratamento de Água (ETA) da Compesa. À tarde, o encontro será na Facape.
A reunião é organizada pela Câmara Consultiva Regional do Sub médio São Francisco (CCRSMSF) e acontece periodicamente em municípios do Norte da Bahia e do Sertão de Pernambuco.
Na programação, às 15h30, será apresentada uma campanha em defesa do Velho Chico. Na oportunidade, também serão definidas as ações do comitê para 2014. Qualquer pessoa interessada poderá participar. (Blog de Carlos Britto).

Ouricuri ganha mais uma Clinica de especialidades médicas


Fotos Hercules Produções
Foi inaugurada na noite deste sábado a Clinica Mult Med especialidades medicas, com uma estrutura de 1º mundo enfrente ao Hospital Regional Fernando Bezerra.

Dr. Baldomiro juntamente com a sua esposa Ana Maria disseram que foi a realização de um sonho, sonho esse que no momento estar sendo compartilhado com todos os Ouricurienses e Araripianos.

A secretária de educação de Ouricuri, Cristina Ivana, foi uma das convidadas, e disse que Ouricuri estar de parabéns pela inauguração da Clinica Mult Med, e ao mesmo tempo sente-se contente e feliz por Dr. Baldomiro e sua esposa Ana Maria estarei felizes na realização de um sonho compartilhado.(chicocezar)

Polícia Federal homenageia Rachel Sheherazade como a melhor jornalista do Brasil

Polícia Federal homenageia Rachel Sheherazade como a melhor jornalista do Brasil
SINDIPOLF/SP - Durante almoço realizado no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) nesta quinta-feira (27), a jornalista Evangélica Rachel Sheherazade foi homenageada pelo SINDPOLF/SP e pela Fenapef.  Ela recebeu das mãos do presidente Alexandre Santana Sally, também diretor parlamentar da Federação, flores e uma placa dourada de agradecimento por suas opiniões em defesa da Segurança Pública brasileira.
O encontro teve um clima bem descontraído e contou também com as presenças do vice-presidente do SINDPOLF/SP, Achilles José Larena, do diretor social, Carlos Eduardo Direito, do coordenador jurídico, Luis Gralho e da assessora de comunicação do SBT, Maisa Alves.
Não faltou assunto. As conversas giraram em torno do jornalismo, do trabalho desenvolvido pela Polícia Federal brasileira, das Propostas de Emendas à Constituição (PECs) 51, 361, 73, além da questão das terceirizações.
“Foi uma grata surpresa essa homenagem da Polícia Federal. Fiquei mesmo comovida porque sempre nutri grande admiração e respeito pela PF, uma das instituições mais sérias e sólidas de nossa jovem democracia. Merece todo meu aplauso e reconhecimento”, comentou a apresentadora Sheherazade.
“Foi extremamente gratificante conhecer a jornalista Rachel Sheherazade e externar o reconhecimento de todos os Policiais Federais do Brasil (agentes, escrivães e papiloscopistas) à coragem, determinação, garra e liberdade de expressão e opinião, demonstrando conhecimento profundo da Segurança Pública. Encontrar alguém como ela, que defenda as justas atuações policiais é difícil, pois na maioria das vezes a Polícia, em geral, é marginalizada”, afirmou Sally.
A homenagem foi um pedido de diversos policiais federais (agentes, escrivães e papiloscopistas) ao Sindicato e também à Federação, pelo profissionalismo da jornalista no trabalho desenvolvido frente ao jornal do SBT e principalmente por suas opiniões em prol de uma sociedade que busca segurança e justiça. Esse posicionamento fez com que conquistasse uma legião de fãs em todo o país e também o respeito da categoria policial.

29 de março de 2014

Almir, ex-vocalista do The Fevers, é socorrido pelo Samu no Recife

Almir Bezerra, ex-vocalista The Fevers (Foto: Reprodução / TV Globo)
Ex-vocalista do The Fevers foi atendido pelo Samu
O cantor e guitarrista Almir Bezerra, 69 anos, ex-integrante da banda The Fevers, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Recife, nesta sexta-feira (28), por suspeita de um acidente vascular cerebral (AVC). De acordo com informações do órgão de saúde, o socorro foi prestado entre 15h e 16h e o diagnóstico inicial foi suspeita de AVC, mas a unidade de saúde para a qual o cantor foi levado não foi informada.

O empresário do artista, de nome Barreto, contou que Almir estava em seu apartamento, no bairro de Setúbal, na Zona Sul, quando se sentiu mal. "A mulher dele me ligou, porque o quadro não era muito bom. Estava com a voz meio enrolada, não conseguia ficar de pé, como se fosse uma paralisia parcial. Aí chamamos o Samu", disse.

De acordo com o empresário, Almir é hipertenso e, por isso, faz acompanhamento médico regular. "Creio que foi um princípio de AVC, mas só os médicos poderão dizer a extensão do problema", comentou.
(G1/PE).

DETRAN-PE alerta sobre e-mail falso sobre suposta suspensão da CNH


 / Foto: Reprodução/Internet
O DETRAN-PE esclareceu ontem (28) não ser autor de e-mail falso enviado com o assunto "Devolução da sua carteira de motorista", que informava aos cidadãos sobre uma suposta perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o órgão, este e outros tipos de comunicados oficiais são enviados estritamente pelos Correios.

O órgão alerta que as pessoas que receberam a mensagem não abram anexos ou acesse nenhum tipo de link, informando que se trata de um vírus de computador, que pode ocasionar diferentes prejuízos. Este falso e-mail também tem sido enviado a moradores de outros estados como Rio Grande do Norte e Espírito Santo.

Os comunicados de suspensão da CNH são emitidos somente através de correspondências nominais endereçadas à residência dos usuários por meio dos Correios. A consulta de número de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é feita por meio do site do DETRAN (www.detran.pe.gov.br) na seção "Serviços online". Informações de ordem geral (notícias e alertas) também são feitas por meio do site do Órgão (www.detran.pe.gov.br).

Confira a íntegra da falsa mensagem, enviada em nome do órgão.

"Remetente: " contato@detran.gov.br"
Data: 27/03/2014 11:12 (05:50 horas atrás)
Assunto: Devolução da sua Carteira de Motorista
Para:

O Detran informa, que devido ao número de pontos em sua carteira de habilitação, foi aberto um processo de perda de habilitação por 1 ano.

O Sr (a) deve comparecer ao endereço em anexo para entregar sua habilitação em um prazo de 3 dias conforme artigos 256, inciso III, 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Resolução Contran nº 182/2005.

Eduardo Campos: 'mas gente viu a economia desacelerar e a inflação aumentar no governo Dilma'


IMG_20140329_124954298
Na coletiva de imprensa que deu em Afogados da Ingazeira no início da tarde deste sábado, o governador Eduardo Campos disse que tem respeito pela presidenta Dilma como pessoa, como presidente votada por mim também. “Desde que o Brasil estabilizou sua moeda e colocou Lula para governar por oito anos a gente tinha a impressão de que as coisas iam melhorando, não na velocidade que a gente queria, mas iam. Dilma foi eleita por nós para melhorar o Brasil. Recebeu um país melhor que Lula encontrou para entregar melhor”, disse Eduardo.

“Mas gente viu a economia desacelerar, a inflação aumentar, os brasileiros estão endividados demais da conta, inflação e juro pra cima, crescimento pra baixo. Nós queremos mudar para melhor, preservando os acertos e podendo olhar os erros com humildade. O povo foi pras ruas porque começou a sentir que as coisas não melhoraram. A reforma agrária desacelerou, as obras estratégicas como a Transnordestina pararam. Não podemos passar a mão na cabeça, tem que tomar conta do Brasil, das conquistas”. Pontuou o governador.

 IMG_20140329_125248721
Eduardo Campos deu a entender que foi convidado, em troca de apoio do PSB, pelo PT para ser candidato apoiado pelo partido, pelo ex-presidente Lula em 2018 e por Dilma, onde alfinetou: “Se eu tivesse projeto pessoal, seria tranquilo terminar o governo, ser candidato a Senador ou aceitar os convites públicos para ser candidato em 2018. Eles só não conseguiram responder por que é bom pra 18 e não é bom pra 14. Não é uma posição de desrespeito a Lula, ao PT ou Dilma”.

O governador está encampando como tema de sua campanha, o que a pesquisa IBOPE mostrou em recente pesquisa, disse ele que de cada 100 brasileiros, de 67 a 73% querem mudança. Antes, quando Dilma foi reeleita, 77 queriam continuidade. Em Pernambuco, de cada 100 pernambucanos, 77% querem que esse conjunto continue a fazer o bem de Pernambuco. Vamos fazer um conjunto político que vai conduzir Pernambuco a uma vitória nos planos estadual e federal, completou Campos.

 Antonio Figueira, Paulo Câmara, Eduardo Campos, José Patriota e Raul Henry, na coletiva. Foto Neyton Vinicius
O governador permanece em Afogados da Ingazeira para uma maratona de inaugurações, para após seguir para São José do Egito e Itapetim.

Prestação de serviço do nosso blog

Edileuza(Rua Padre Cicero)
A Srª Edileuza usa o espaço do nosso blog para pedir as pessoas que possam ajuda-la com alguma quantia em dinheiro, pede a sociedade em geral para que façam sua parte, sejam solidários para  com o próximo, com consciência de que um dia vocês, possam ou podem precisar de ajuda. Pois a mesma está necessitando de comprar seus remédios, e além disso não tem se quer alimentos para comer, essa situação é lamentável onde muitos dizem que o Brasil é um pais rico, mas muitos 
esbanjam suas riqueza em luxos e conforto de muitos políticos que são corruptos, e o cidadão que não tem condição de ter nem uma casa para morar, muitas  vezes é humilhado....como fica essa situação pergunto a você cidadão? Que muitas vezes não sabe valorizar seu voto .Ela também está  precisando  de   comprar os materiais de construção para a reforma de sua casa, pois está caindo os pedaços. É nessa hora que nos perguntamos, será que os direitos humanos faz a diferença para o cidadão Brasileiro? Onde está o direito a saúde, moradia e alimentação? Fica essas perguntas a todos os cidadãos Brasileiro.

Quem poder contribuir entre em contato com a mesma na sua residencia a rua Padre Cícero ou então na rádio Cultura FM.

27 de março de 2014

Árbitra paulista(Filha de Ouricuri) treina para poder apitar jogos do Campeonato Brasileiro.

Regildênia de Holanda Moura (Foto: Pedro Venâncio)

Regildenia Moura faz teste nesta sexta-feira para apitar competições da CBF.


Silvia Regina, em 2005, foi a última mulher a apitar um jogo da Série A do Campeonato Brasileiro. Mas em 2014 há a possibilidade de uma mulher voltar ao comando. Isso porque Regildenia de Holanda Moura, paulista de 40 anos, fará o teste físico nesta sexta-feira. Se passar nos tempos masculinos, estará apta a trabalhar em qualquer competição da CBF. Ela se mostra confiante para a avaliação e explica o motivo de tentar alcançar marcas difíceis até para os homens.

- Nossa dificuldade nesse teste é muito maior, mas encaro como um desafio para mim. Já que as mulheres hoje têm os mesmos direitos dos homens, precisam também ter as mesmas obrigações - disse Regildenia, que tem 40 anos, passou no teste masculino em setembro de 2012 e foi árbitra adicional do confronto entre Corinthians e Portuguesa, pelo Brasileiro. 



O índice no teste masculino é obrigatório para quem quer apitar jogos de competições da CBF, como as Séries A, B, C e D, e a Copa do Brasil. Para campeonatos estaduais, as federações apenas exigem o índice feminino.

Regildenia não passou no teste de 2013, mas agora está apta a atuar em qualquer divisão do Campeonato Paulista - já apitou jogos das Séries A2 e A3 do Campeonato Paulista em 2014. Ela se mostra confiante para ser aprovada no teste.
Regildênia de Holanda Moura (Foto: Pedro Venâncio)


- Já passei em 2012 e sei que não é impossível. Em 2013, perdi um pouco da motivação ao não ser escalada para a primeira fase da Copa do Brasil e acabei não passando, mas agora estou treinando muito forte, com nutricionista, musculação e treinador de pista, tudo por minha conta. Estou alcançando todas as metas dos treinos e acredito que vou passar.

Caso seja aprovada, Regildenia poderá apitar jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Participar de um jogo da Série A, no entanto, ainda parece ser algo distante dela.

- É muito difícil. Antes, vai apitar jogos das Séries C, D, eventualmente Série B. Se for bem avaliada pela CBF, aí, sim, poderá apitar na Série A - afirmou o coronel Marinho, chefe da comissão de arbitragem da Federação Paulista de Futebol.
Em competições organizadas pela Fifa, no entanto, ela só pode ser escalada para jogos de futebol feminino, pois a entidade, assim como a Uefa, não permite que mulheres atuem em partidas masculinas.

O teste físico sofreu alterações em 2006. Desde então, vários árbitros importantes do futebol brasileiro têm sofrido com as dificuldades impostas pela avaliação e sido reprovados. No caso mais notório, Leonardo Gaciba perdeu a oportunidade de apitar a Copa do Mundo de 2010 ao não passar nos testes de 2009.

- Eu realmente não estava preparado para o teste porque apitava o tempo todo. Imagina você estar no Rio Grande do Sul no domingo, depois ir ao Pará na quarta-feira e em Pernambuco no sábado. Vai treinar quando? No avião? - brincou o ex-árbitro.

Gaciba discorda do critério físico adotado pela Fifa e acredita que os juízes mais velhos terão dificuldades em passar nos testes, atualmente mais determinantes do que uma falha técnica ou disciplinar cometida durante uma partida.
 Hoje a situação está cada vez mais difícil para os árbitros que chegam perto dos 40 anos. O teste é muito exigente, e, depois da implantação dele, o número de lesões de árbitros aumentou muito, de 3% para 65%. Para passar, você precisa ser atleta. Tenho certeza de que, se colocarem os jogadores para fazer, muitos não vão passar.

O gaúcho não foi o único a sofrer com o teste. Wilson Luis Seneme, que havia sido o árbitro brasileiro indicado para atuar na Copa do Mundo de 2014, foi reprovado em cinco avaliações seguidas e perdeu a vaga. Leandro Vuaden, que seria a segunda opção, também não teve êxito e abriu o espaço para Sandro Meira Ricci, aprovado, ter a oportunidade de apitar.

Mulher é atropelada e morta em Ouricuri no início da noite de hoje

DSCN1371
Por volta das 19h de hoje, quinta-feira, uma mulher aparentando cerca de 30 anos, ainda não identificada, transitava pela rodovia de acesso a Petrolina, quando nas proximidades da feira do gado, bem m frente ao matadouro público foi atropelada por um veículo ainda não identificado que evadiu se do local, a mulher teve morte instantânea, foi arremessada a margem da rodovia.
Com o impacto, várias artes da carenagem do veículo causador do atropelamento ficaram espalhados pelo asfalto.
DSCN1373
Um motociclista que não quis se identificar, disse que passava pelo local e chegou a sinalizar para os veículos que passavam no momento, porém esse veículo, que atropelou, que segundo ele aparentemente seria uma Pik Up Estrada de cor escura, não reduziu a velocidade a colheu a vítima.
Uma outra testemunha, um pescador, que estava no açude Santa Maria, percebeu quando uma pessoa andava em passos rápidos pela estrada, porém não sabia se seria um homem ou mulher, ao sair do lago, vendo o movimento, foi ao local e afirmou que seria a mesma pessoa que teria visto andando anteriormente, por causa da roupa que usava.
Algumas pessoas falavam no local que ela seria moradora do bairro Santo Antônio em Ouricuri.
Policiais civis chegaram ao local e em seguida motos da ROCAM também chegaram ao local para o registro da ocorrência.(emanoelcordeiro)

Aprovação de Dilma caiu 7%, diz Ibope


http://www.primeirahora.com.br/fotos-noticias/dilma-preocupada.jpg
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) acaba de divulgar as primeiras informações da pesquisa de avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) encomendada ao Ibope no mês de março. A aprovação de Dilma caiu 7% desde o último levantamento realizado em novembro.
Segundo o Ibope, a avaliação de Dilma caiu de 43% para 36% entre as duas pesquisas. Este é o primeiro levantamento do tipo divulgado pelo Ibope em 2014, ano em que Dilma disputará a reeleição.
O levantamento foi realizado com 2.002 pessoas entre os dias 14 e 17 deste mês em 141 municípios.

Polícia investiga encontro de delegado com o jornalista Cesar Tralli, da Globo


alt
Cesar Tralli no estúdio do telejornal local da Globo em São Paulo
A Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo instaurou uma averiguação preliminar para investigar um encontro do delegado Antonio de Olim com o jornalista Cesar Tralli, apresentador do SP TV 1ª Edição, telejornal local da Globo.

Em nota, a corregedoria informou apenas que investiga Olim por causa de uma denúncia em rede social. A investigação é secreta, mas seu principal objetivo é investigar se o delegado usou um patrimônio público (um carro) para favorecer os jornalistas da Globo.

Segundo denúncia feita à corregedoria a partir de uma publicação no Facebook, Olim teria usado um carro da polícia descaracterizado para transportar Tralli e o também jornalista Robinson Cerântula, produtor especial do Jornal Nacional, o que pode vir a ser caracterizado como falta funcional. Tanto a Globo quanto o delegado negam que Tralli e Cerântula tenham usado o carro da polícia.

 alt Carro da polícia estacionado sobre a calçada em frente a placa de trânsito; ao fundo, sentados ao lado do veículo, Cesar Tralli, Robinson Cerântula e o delegado Antonio de Olim
O delegado só foi denunciado porque parou o carro sobre a calçada Rua Haddock Lobo, nos Jardins, um dos bairros mais nobres de SP, para evitar a enxurrada que corria pela rua e molharia seus calçados. Indignada com a infração de trânsito e sem saber que se tratava de um carro da polícia, uma moradora do bairro, Rebeca Anafe, tirou uma foto e a publicou no Facebook. Seu protesto já foi compartilhado mais de 1.400 vezes.

"Brasil, o país onde todos fazem o que querem! Estava tomando café na [Casa] Bauducco da Rua Haddock Lobo, esperando a chuva passar, para eu conseguir atravessar a rua (já que os bueiros não dão conta e desce um rio), quando chegou um carro, parou embaixo de uma placa 'proibido estacionar' e subiu as duas rodas na calçada. Desceram três homens para tomarem o cafezinho da tarde deles. Se um cadeirante quisesse passar, não dava, porque o carro do fofo estava na calçada. Um deles é o jornalista Cesar Tralli".

Ela continua: "Quando entraram e pediram para a funcionária secar a mesa do lado de fora para sentarem, eu falei: 'Senta no carro, já está na calçada mesmo”. Acho que ele não ligou, ou não ouviu. Depois de 20 minutos, quando a aguaceira tinha abaixado e eu consegui ir embora, ele [Tralli] estava lá ainda tranquilo, com o carro na calçada. “Parei na primeira esquina, avisei o policial, mas continuo indignada com a folga do povo brasileiro". 

Remédios com preço regulado vão subir "também"até 5,68%. E a inflação está sob controle????

 / Divulgação
Medicamentos com preços regulados pelo governo serão reajustados em até 5,68% a partir do dia 31 de março. O índice foi definido pela Câmara de Regulação de Medicamentos (CMED) nesta quarta-feira (26) e deverá ser publicado nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial da União.
A CMED determina três faixas de reajustes de preços. Classes de medicamentos na faixa intermediária terão aumento de 3,35%. O menor índice autorizado será de 1,02%. Com isso, a média ponderada das três faixas de medicamentos será de 3,53%.
O aumento é menor do que no ano passado. Em 2013, o reajuste autorizado variou entre 6,31% e 2,7%, com uma média ponderada de 4,59%. Os novos preços terão de ser mantidos até março de 2015.
As regras para reajuste valem para perto de 24 mil itens. Medicamentos de alta concorrência no mercado, fitoterápicos e homeopáticos não estão sujeitos aos valores determinados pela CMED, sendo que seus preços podem variar de acordo com a determinação do fabricante. E a inflação? A equipe econômica diz que está sob controle.

Preço da gasolina vai ser reajustado na próxima semana. E a inflação está sob controle????


alt
Motoristas que abastecem os veículos nos postos em Pernambuco estão revoltados com o preço da gasolina: em alguns lugares, o litro chega a custar quase, ou mais de  R$ 3. A má notícia é que na próxima terça-feira (1°) vai haver aumento do preço do combustível de novo.

A decisão do reajuste foi tomada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU), mas o percentual ainda não foi definido. O aumento vai valer para Pernambuco e mais 13 estados.

O último aumento da gasolina ainda não fez um mês. Diante dessa realidade, o consumidor pouco pode fazer e, por isso, reclama da situação. “Estou achando isso um absurdo, porque [o aumento] não está acompanhando a inflação, está acima [da inflação]”, disse o motorista Ricardo Sebastião da Silva. “Quando aumenta o combustível, na sequência tudo vai aumentar, como a passagem de ônibus”, apontou a dentista Renata de Barros Lima.

O presidente do Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis, Alfredo Pinheiro Ramos, entidade que reúne os donos dos postos revendedores em Pernambuco, ainda não sabe em quanto por cento a gasolina vai ficar mais cara. “Para a gente dizer que vai ter aumento de tantos centavos fica difícil, pois cada revendedor está fazendo as suas planilhas, e a gente não sabe se esse repasse vai ocorrer  no primeiro momento ou ao longo da semana“, disse.
E a inflação? A equipe econômica do governo federal diz que está sob controle. Não descubriu-se ainda sob o controle de quem.

Planejamento autoriza três novos concursos, entre eles o da Polícia Federal

Polícia Federal. Crédito: Antônio Cunha/CB/D.A Press
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, até falou em frear o lançamento de novos concursos quando foi anunciado o corte no orçamento, em fevereiro. Mas talvez não seja bem assim. No Diário Oficial da União desta quinta (27) saiu uma publicação do próprio Ministério do Planejamento autorizando a realização de três novos concursos públicos. São para a Polícia Federal, uma seleção sempre muito aguardada, o Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No total são 982 vagas.

O maior número de vagas será para a Polícia Federal. São 600, todas para o cargo de agente. A remuneração inicial é gordinha: R$ 9.468,92. O prazo para publicação do edital é de seis meses (até setembro). Para concorrer é preciso ter ensino superior completo. A PF também tinha solicitado a autorização para abrir concurso com 450 vagas de escrivão e 150 de delegado. Vamos ver se ela sai em breve.

No caso do Ministério da Agricultura são 242 vagas na área de ciência e tecnologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desse total, 44 são para analista (nível superior), 38 para assistente (nível médio), 34 para pesquisador (nível superior), 74 para técnico (nível superior) e 52 para tecnologista (nível superior). Os salários iniciais, segundo o Plano de Carreiras, são de R$ 6.789 (superior) e R$ 2.866 (nível médio). O prazo para publicação do edital de abertura também é de seis meses.

Já para o Inpi foram autorizadas 140 chances, sendo 100 para pesquisador em propriedade industrial (nível superior) e 40 para tecnologista em propriedade industrial (nível superior). Os salários são de R$ 7.421,60 e R$ 6.368,72, respectivamente. Como nas outras duas autorizações, o prazo para publicação do edital de abertura também será até setembro.

Prefeitura de Araripina busca licença ambiental para o Aterro Sanitário

aterro sanit+írio araripina

Com o prazo para regularização dos aterros sanitários se esgotando este ano, mais especificamente em 10 de agosto de 2014, todas as prefeituras do País correm contra o tempo para cumprir as metas exigidas pelo Governo Federal. Ainda mais quando a punição para quem descumprir a Lei é a inclusão do município na lista de negativados, o que resulta na perda do ICMS socioambiental – situação que nenhum gestor municipal quer se ver, claro. Por isso prefeituras do País inteiro estão acelerando suas ações para não ficarem negativadas.
Em Araripina o projeto soma-se a outros inúmeros esforços que a prefeitura faz para despoluir o meio ambiente, a exemplo do programa de saneamento básico em execução na cidade. Por isso, sob recomendação, expressão do Prefeito Alexandre Arraes, a secretária da SEMAD, Cristina Arraes, juntamente com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, fez o recadastramento de todos os recicladores do Município em cumprimento a nova Lei Federal, que exige a saída e transferência de todas as famílias, em nosso caso 30 no total, do aterro sanitário para um local apropriado (galpão).
Todos esses esforços trarão várias melhorias, tais como: 1) a colaboração da população que terá de fazer a coleta seletiva, uma vez que o lixo será totalmente reciclado; 2) o Município cuidará melhor do meio ambiente; 3) Araripina ainda terá sua licença socioambiental aprovada e consequentemente, passará a recolher o ICMS socioambienta no valor de R$ 3 milhões/ano para manutenção das atividades do aterro.
Na verdade, esse planejamento verde não é importante somente para a presente geração, mas, principalmente, para as futuras. Nesse sentido, a Prefeitura de Araripina vem se empenhando desde o início da gestão Alexandre Arraes para melhorar a vida das pessoas que aqui residem há tantos anos, em busca de uma melhoria de vida para todos.

Agencia do Banco do Brasil em Ouricuri de cara nova

Com presença de várias lideranças politicas, autoridades de Ouricuri e região e sociedade civil organizada, foi inaugurada nesta quinta(27), as novas instalações da agencia do Banco do Brasil em Ouricuri, com mais comodidade para seus clientes.

Popularidade do governo Dilma cai de 43% para 36%

 
A popularidade do governo da presidenta Dilma Rousseff caiu em março, na comparação com novembro do ano passado, segundo indicadores da pesquisa CNI-Ibope divulgada hoje (27) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o levantamento, o percentual da população que avalia o governo dela como ótimo ou bom caiu de 43% para 36%. A aprovação da maneira de governar caiu de 56% para 51% no mesmo período.

De acordo com a CNI, a parcela da população que confia na presidenta caiu de 52% para 48%, mas essa diferença está, segundo a entidade, no limite da margem de erro. A pesquisa CNI-Ibope fez 2002 entrevistas em 141 municípios, entre os dias 14 e 17 de março. (Fonte: Diário de PE)

26 de março de 2014

Oposição vê chance de romper elo Dilma-Lula


http://www.fabiocampana.com.br/wp-content/uploads/2009/08/02092008P00012.image_media_horizontal.jpg
A oposição avalia que conseguiu abrir uma frente de batalha para tentar desmontar a forte ligação entre Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. Não se trata de apostar num rompimento entre os dois petistas, mas de conseguir atacar a presidente sem que seja preciso disparar contra o seu antecessor.

A construção da refinaria Abreu e Lima (PE) e a compra de uma planta desse tipo nos Estados Unidos aconteceram no governo Lula, mas quem presidia o Conselho de Administração da Petrobras e mandava na área energética era a então ministra Dilma.

Dirigentes da oposição têm evitado atacar Lula e tratar esses episódios na maior estatal do país como se fossem do governo anterior. Trazem suas críticas para o presente. Preferem questionar a capacidade administrativa da presidente. Os adversários do governo adotaram esse caminho porque entendem que é mais fácil tentar desgastar Dilma do que Lula. Afinal, a candidata em outubro será ela, salvo reviravolta, hoje improvável.

O imbróglio Petrobras, o custo do pacote para baixar a conta de luz e o rebaixamento da nota de crédito do Brasil estão sendo usados pela oposição para colocar sob suspeita a imagem de boa gerente que Dilma sempre cultivou.

No campo da oposição, é o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), quem mais tem procurado uma forma de atacar Dilma preservando Lula. Uma novidade dos últimos dias foi o senador Aécio Neves (MG), que deverá ser o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, criticar a presidente de maneira mais dura.

Um dos pilares da estratégia eleitoral do PT é sempre procurar falar dos últimos 11 anos, juntando os dois mandatos de Lula com o período de Dilma. No PSDB e no PSB, prepondera hoje a avaliação de que já é possível tentar vender para o eleitorado que Dilma e Lula são presidentes diferentes.
(Blog de Kennedy Alencar).

Agência rebaixa nota de Banco do Brasil, Caixa, Banco do Nordeste, e mais dez empresas brasileiras

alt
Depois de rebaixar a nota dos títulos da dívida brasileira e das empresas Petrobras, Eletrobrás e Samarco, nesta quarta-feira (26) foi à vez de a agência Standard & Poor's anunciar o corte na classificação de mais 13 companhias.

As seguintes empresas, todas ligadas ao setor financeiro, tiveram a avaliação de seus títulos rebaixada pela companhia norte-americana de classificação de risco: Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, BNDES, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú BBA, HSBC, Citibank, Banco do Nordeste, Sul América, Sul América Companhia Nacional de Seguro e Allianz.

Com exceção da Sul América, as companhias que foram rebaixadas continuam com o grau de investimento, ou seja, o selo de bom pagador concedido pela agência americana. Os papéis da seguradora estavam no grau especulativo (com probabilidade maior de calote) antes mesmo da nova decisão da S&P.

Segundo a Standard & Poor's, a decisão de diminuir as notas das 13 companhias se deve ao fato de os portfólios de crédito e investimento estarem "altamente expostos" aos títulos do governo brasileiro. "Essas entidades também estão expostas às dinâmicas da economia brasileira", completou.

Além disso, a S&P colocou sob perspectiva negativa as notas de 17 companhias. Isso significa que elas poderão também ser rebaixadas nos próximos meses.

A lista das empresas que estão sob risco de rebaixamento é formada por Banco ABC Brasil, BMG, PNB Paribas, BTG Pactual, Banrisul, Daycoval, Fibra, Banco do Estado do Pará, Banco Gerador, Banco Original, Banco Mercantil do Brasil, Banco Intermedium, Banco Original do Agronegócio, Banco Pine, Pan, Safra, Votorantim, Safra, BRB, BM&FBovespa, BES, BDMG, Paraná Bancos, J. Malucelli Seguradora, J. Malucelli Resseguradora e Votorantim Finanças.

Na segunda-feira (24), a S&P reduziu a nota de risco do Brasil de "BBB" para "BBB-", o nível mais baixo do chamado grau de investimento. Isso significa que, apesar de ainda ser considerado um mercado seguro para investir, a instituição está menos confiante na capacidade do país de honrar seus compromissos financeiros.  No dia seguinte ao anúncio, no entanto, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, reagiu bem, com alta de 0,39%, o sétimo pregão consecutivo de valorização.

O dia tranquilo no mercado ocorreu em grande medida, de acordo com analistas, porque os investidores já esperavam que o rebaixamento fosse feito em algum momento. E, nesse cenário, os preços dos ativos brasileiros, como ações, já vinham sofrendo descontos. No ano, até terça-feira, o Ibovespa caía 6,46%.