8 de dezembro de 2013

Comitê alerta para riscos com baixa vazão do Rio São Francisco em Pernambuco

http://www.camisalistrada.com.br/br/wp-content/gallery/secos_e_molhados/barco_navegando.jpg
Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco que estiveram reunidos em Jaboatão dos Guararapes, para elaborar e entregar ao governo e à sociedade um documento sobre os prejuízos causados pela redução no volume de água do Rio. De acordo com o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, as pessoas estão sofrendo com o fornecimento de água, mas até agora não se falou em compensação.

A vazão mínima do Rio São Francisco, de 1.300 metros cúbicos por segundo, já havia sido reduzida em abril para 1.100, atendendo ao pedidos do setor elétrico e justificada pelo baixo volume de chuvas e das dificuldades na produção de energia.

A Agência Nacional de Águas decidiu prorrogar por mais trinta dias a diminuição da vazão do Velho Chico nos reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e Xingó, em Sergipe. A estratégia vem sendo usada desde 2001, mas nunca por tanto tempo. O fim da diminuição da vazão deveria ter sido em novembro, mas foi adiada para 31 de dezembro. Essa estiagem prolongada acarreta em outros tipos de  problemas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário