17 de junho de 2013

PMDB de Pernambuco acusa PT de fazer governo “populista”

No segundo seminário regional do PMDB, nesta sexta-feira (14), em Carpina, na Mata Norte de Pernambuco, os parlamentares criticaram a postura do governo federal diante do desenvolvimento do país, prejudicado ainda mais, na avaliação deles, com o retorno da inflação. “O PT não fez nenhuma reforma, porque é populista. E o que o populismo gosta de fazer é o discurso fácil, para ter aplauso fácil. Mas, agora, a crise está chegando e cobrando a conta do que não foi feito”, afirmou o secretário-geral do partido, o deputado federal Raul Henry.
A presidente Dilma também recebeu duras críticas do senador Jarbas Vasconcelos, que a acusou de “mentir” sobre a crise brasileira. De acordo com ele, o país vem gastando muito e investindo pouco enquanto todos observam o que acontece.
“O país, como diz Eduardo Campos, pode fazer mais. Seria ruim para mim chegar aqui e dizer que o país está uma porcaria. Não está. Mas não fizemos o que devia. A única preocupação de Dilma é lutar pela reeleição. Ela vai de blusa vermelha (à TV) e diz o seguinte: não tem inflação. Faltou com a verdade e atacou a oposição. Depois, vem outra mentira. Que o país está controlando os gastos. Não está”
Anfitrião do evento, o prefeito de Carpina, Carlinhos do Moinho (PSB), acusou o governo federal de conquistar aliados em troca de cargos. “Se o governador de Pernambuco (Eduardo Campos) disser que é candidato, eles arrumam de três a cinco ministérios para dar aos aliados. Estão cercando o governador como se fosse um boi brabo e que precisa ficar no curral”, disse o prefeito.
O deputado Raul Henry ainda fez um alerta sobre a falta de três ações do governo petista que atrasaram o desenvolvimento do Brasil: as grandes reformas, o investimento em infraestrutura e a educação pública de qualidade. Segundo ele, o Brasil mais do que triplicou sua receita nos últimos 10 anos, com R$ 400 bilhões a mais de arrecadação. Entretanto, o recurso não foi investido na infraestrutura.
Na discussão sobre a educação, Henry utilizou dados do PISA de 2009 para mostrar como o Brasil defasou no setor: “entre 65 países, fica no 18º quando se trata de educação privada, mas cai para a 59° posição se for considerado o setor público”.
Para mudar essa realidade, Henry reforçou o apoio à candidatura do atual governador do estado, Eduardo Campos (PSB), ao cargo de presidente da república. “É a hora de mudar essa realidade para darmos melhores condições de vida para a nossa população. Por isso estamos estimulando a candidatura a presidente do governador Eduardo Campos”, declarou.
O economista e consultor Sérgio Buarque, convidado paar proferir palestra no encontro, alertou sobre a criação de um novo Pacto Federativo, para que haja uma descentralização radical das receitas com fortalecimento de estados e, principalmente, municípios.
“O que pode ser feito no plano local não deve ser feito pela União. Não dá para prefeitos, vereadores e deputados estaduais terem que ir a Brasília para buscar recursos para construir, por exemplo, um centro poliesportivo”, afirmou. Buarque reitera que o aumento da receita aumenta também a responsabilidade. “A União precisa investir na coordenação, regulação, diretrizes e normas e na implementação de projetos de larga escala territorial“, conclui. (Diário de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário